segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dia 1º de Outubro Dia de Santa Terezinha das Rosas.

Santa Teresinha: Doutora da Igreja

Apesar de haver falecido bem jovem (1873-1897), Santa Teresinha do Menino Jesus foi agraciada com o título de Doutora da Igreja em 19 de outubro p.p.
A Santa, que entrou aos 15 anos de idade no convento das Carmelitas de Lisieux, onde veio a falecer de tuberculose aos 24 anos, oferecera-se como vítima expiatória pelos pecadores. Através de pequenos sacrifícios praticados com grande amor de Deus, instituiu uma escola de vida espiritual -- a pequena via -- que pudesse ser trilhada por todos nós.
Ela foi canonizada em 1925.
Além dos famosos Manuscritos autobiográficos, deixou rica correspondência, poesias e preciosos escritos espirituais.
O título de Doutora da Igreja constitui um galardão a mais para a Santa que prometeu obter, uma vez no Céu, "uma chuva" de graças sobre a Terra; e que proclamava: "com que alegria, no tempo das cruzadas, teria partido para combater os hereges" (vide Catolicismo de setembro p.p., com matéria especial dedicada ao 100º aniversário de seu falecimento).
Pouco tempo após sua morte, o número de milagres obtidos por sua intercessão já era grande. E o exemplo de sua admirável existência, bem como a influência crescente de sua doutrina espiritual, têm sido meios providenciais para atrair almas danificadas pelo neopaganismo contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário