sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A competência dos Leigos
            Na constituição Lumen Gentium afirma que na tarefa de impregnar o mundo do espirito de Cristo e Fazer que “atinja mais eficazmente, o seu fim na justiça, na caridade e na paz [...] compete aos leigos a principal responsabilidade”.
            E Reconhece que os “leigos são chamados de modo especial a tornar presente e operante a Igreja naqueles lugares e circunstâncias, onde ela só por meio deles pode vir a ser sal da terra”.
            O que significa que os leigos devem agir especialmente lá onde tem competência e o preparo específico.
            Ser sal da terra e luz do mundo, no mundo da política, da comunicação, da cultura, e da economia etc.
            Em nosso País, muitas vezes de forma humilde e escondida, outras vezes através de uma atuação pública e destemida, muitos leigos e leigas cristãos, lutaram e lutam pela justiça e a paz, dando corajoso testemunho evangélico e contribuindo para o serviço do mundo, cuja responsabilidade ultima cabe a todo o povo de Deus.
            Ao mesmo tempo, leigos e leigas contribuem para a edificação da comunidade eclesial, à qual prestam muitos serviços ou ministérios com generosidade e competência. Dessa forma, a missão evangelizadora da Igreja é realizada por todo o povo de Deus, com sua variedade de vocações e ministérios.  Ministros ordenados, consagrados e consagrados, leigos e leigos, que se harmonizam, sem confundir-se, na realização da tarefa comum.

Quais os objetivos da Articulação e organização do Laicato?

1º) Despertar a Consciência da identidade, da vocação e missão dos leigos e leigas na busca de uma presença e efetivamente transformadora no mundo e na igreja.
2º) Incentivar a Vivência eclesial, mediante a troca de experiências e convívio entre os diversos movimentos pastorais, leigos e leigas engajados em paroquias e comunidade, no respeito mutuo e na busca de caminhos e respostas comuns.
3º) Criar e incentivar mecanismos para oferecer uma formação integral, gradual e permanente aos leigos e leigas, buscando capacitá-los para que possam responder com eficácia aos desafios a que são chamados no exercício de sua vocação.
4º) Levar os leigos e leigas a descobrirem e vivenciarem sua espiritualidade nos seus ambientes de trabalho, de lazer, de convívio cotidiano, à moda do sal e do fermento.
5º) Incentivar a articulação e organização do laicato nos diferentes níveis da Diocese.
6º)Estimular a participação permanente do Laicato nos processos de planejamento, decisão, execução e avaliação da Ação Evangelizadora da Igreja.
7º)Representar o Laicato junto aos setores organizados da Igreja Catolica e outras igrejas cristãs e da própria sociedade.
8º)Fazer-se presente na caminhada ecumênica, contribuindo e incentivando a comunhão entre os leigos católicos e de outras igrejas cristãs, na base do Povo de Deus.     

Padre Alvaro Ribeiro Cruz
           

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Santa Terezinha Diz, NO CORAÇÃO DA IGREJA SEREI O AMOR

A Educação no Brasil

CAMPANHA EM FAVOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.     

                Neste mês de outubro em que se comemora o dia da Drª da Igreja Santa Terezinha e também da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, quero lançar uma campanha que espero atinja todos os recantos deste nosso Brasil, e que os Brasileiros deixem de ser massa de manobra nas mãos de alguns poderosos, tirem a venda dos olhos e passem a enxergar o mundo real como ele é, para tanto vejo apenas um meio a EDUCAÇÃO, e não fique ai esperando de braços cruzados, como quem diz, já sei escrever meu nome de carreirinha já posso votar, e ainda vota em quem não da a mínima para educação, o povo precisa acordar ter vontade de aprender, de ler se informar, por isso lanço essa campanha aqui no Blog da nossa Paroquia, o Blog de Santa Terezinha, para que todos que leiam passe adiante essa ideia, não precisa de dinheiro e nem de explorar ninguém precisa de motivação, e todos que tem carisma, e domínio sobre a massa pode e deve levar essa ideia adiante, se eu sei ler algumas palavras e se tentar todos os dias, cada dia a mais sempre aprenderei algo novo, e o senhor fulano ou sicrano jamais vai se aproveitar de mim de novo, dedique meia hora, ou uma hora por dia para ler e escrever um pouco, isso vai realmente fazer a diferença em sua vida, e quando souber o bastante ensine a mais outro até que se torne uma corrente, a corrente das pessoas que enxergam, que ninguém mais enrola, que não acredita em promessas vãos a não ser que sejam as promessas de CRISTO SALVADOR.

Dia 1º de Outubro Dia de Santa Terezinha das Rosas.

Santa Teresinha: Doutora da Igreja

Apesar de haver falecido bem jovem (1873-1897), Santa Teresinha do Menino Jesus foi agraciada com o título de Doutora da Igreja em 19 de outubro p.p.
A Santa, que entrou aos 15 anos de idade no convento das Carmelitas de Lisieux, onde veio a falecer de tuberculose aos 24 anos, oferecera-se como vítima expiatória pelos pecadores. Através de pequenos sacrifícios praticados com grande amor de Deus, instituiu uma escola de vida espiritual -- a pequena via -- que pudesse ser trilhada por todos nós.
Ela foi canonizada em 1925.
Além dos famosos Manuscritos autobiográficos, deixou rica correspondência, poesias e preciosos escritos espirituais.
O título de Doutora da Igreja constitui um galardão a mais para a Santa que prometeu obter, uma vez no Céu, "uma chuva" de graças sobre a Terra; e que proclamava: "com que alegria, no tempo das cruzadas, teria partido para combater os hereges" (vide Catolicismo de setembro p.p., com matéria especial dedicada ao 100º aniversário de seu falecimento).
Pouco tempo após sua morte, o número de milagres obtidos por sua intercessão já era grande. E o exemplo de sua admirável existência, bem como a influência crescente de sua doutrina espiritual, têm sido meios providenciais para atrair almas danificadas pelo neopaganismo contemporâneo.